Sangramento pelo Nariz

As causas mais comuns são crises alérgicas (rinites), infecções virais ou bacterianas (sinusites), traumatismos com o dedo ou lenços de papel, climas muito secos, alguns medicamentos tópicos nasais, uso de drogas como a cocaína, fragilidade dos vasos sanguíneos, picos de hipertensão arterial (Pressão Alta) e doenças da coagulação sanguínea. 

Para controlar o sangramento enquanto não chega ao otorrinolaringologista, deve-se comprimir o nariz, apertando a parte mole da aba nasal, respirar pela boca e segurar por cerca de 5 minutos. Mantenha a cabeça ereta, evitando colocá-la para trás ou para frente. Não introduza nada no interior do nariz (algodão, cotonetes, pinças, papel higiênico). Procure ficar num ambiente fresco e não ficar no sol. As compressas geladas na face também ajudam a parar o sangramento.

       

O médico otorrinolaringologista vai examinar o nariz e procurar identificar o local e a causa do sangramento. Casos mais leves podem necessitar de cauterização do vaso que está sangrando e casos mais graves podem precisar de tampão, internação hospitalar e até cirurgia.